Como os jogos Flash evoluíram e o que você pode esperar encontrar ao decidir experimentar os melhores jogos Flash? Continue lendo para aprender mais sobre como o jogo Flash floresceu na industria de jogos.
Os jogos Flash são codificados em ActionScript e são um dos tipos mais onipresentes de jogos online. Eles geralmente são executados em tecnologia de navegador padrão ou por meio de plug-ins. A característica definidora da tecnologia é sua portabilidade, flexibilidade e acessibilidade: se um dispositivo pode acessar um navegador da web, é compatível com jogos Flash online. Além disso, a interface simples e intuitiva significa que qualquer desenvolvedor pode usá-la enquanto sua neutralidade de conteúdo incentiva a experimentação.
Existem algumas restrições, porém, quando se trata de dispositivos iOS. Tecnicamente, iPhones e iPads não são compatíveis com jogos Flash. No entanto, aplicativos e plug-ins de terceiros ainda podem dar a você acesso a milhares desses jogos de navegador.
A revolução dos jogos Flash começou em 1996 e durou mais de 20 anos. A disponibilidade dessa tecnologia terminará formalmente em 31 de dezembro de 2020. Por quê? Em 2017, a Adobe anunciou que deixaria de oferecer suporte ao Flash. Isso significa que os jogos Flash online serão descontinuados.
Para dar aos desenvolvedores tempo para reconfigurar seus sites e jogos, a Adobe definiu seu prazo final em três anos. Desde então, vários projetos, portabilidades e sistemas surgiram para preservar sua rica história. Muitos desenvolvedores garantiram que os jogos continuarão a funcionar perfeitamente e os jogadores serão capazes de manter seu progresso enquanto mudam para o HTML5 – amplamente considerado o sucessor do Flash.
Na verdade, com mais de duas décadas de desenvolvimento, faz sentido mantê-lo vivo de uma forma ou de outra. Para lhe dar uma perspectiva de onde essa tecnologia veio, aqui está uma breve história do Flash.
1996: o primeiro Flash player foi lançado. O objetivo era criar algo que pudesse rivalizar com os players de mídia para sites da época. O primeiro Flash player melhorou o que já existia, adicionando uma ferramenta de animação quadro a quadro. O resultado final foi um reprodutor de mídia que podia ser usado para criar animações gráficas na web.
1997: o lançamento dos chamados “applets”, que permitiam que animações e, com o tempo, jogos fossem escritos usando a linguagem de programação Java, inspirou o Flash. Eles representaram uma competição inicial, que levou os entusiastas do Flash a desenvolver sua própria linguagem de programação.
2000: os desenvolvedores usaram a nova linguagem de programação Flash para fazer experiências com jogos. Começaram a aparecer sites que ofereciam plataformas para as empresas compartilharem seus produtos com as massas. Na época, os jogos Flash gratuitos eram vistos como uma ponte para o conteúdo pago. Em essência, um jogo Flash seria uma versão demo de algo que os jogadores pudessem comprar.
A baixa barreira de entrada também encorajou os desenvolvedores a serem experimentais. O Flash foi uma nova fronteira que tornou os jogos de navegador facilmente acessíveis. Os recursos da tecnologia significavam que quase tudo parecia possível. Grandes empresas e desenvolvedores independentes podem criar e enviar suas criações com relativa facilidade. Além disso, o desejo abrangente de criar ótimo conteúdo naquele momento levou a uma rica variedade de gêneros, temas e mecânicas de jogo.
2003: a acessibilidade de jogos Flash premium e gratuitos melhorou. Os jogadores podem clicar em um link e desfrutar de muita ação ou compartilhar um jogo Flash enviando um único link por e-mail ou plataforma de chat.
2004-2010: sites em Flash e, com eles, os jogos Flash começaram a se espalhar como um incêndio. Surgiram enormes agregadores de jogos com milhares de jogos casuais. Os desenvolvedores ficaram felizes em criar conteúdo de que gostavam: se seus jogos Flash não fossem populares em um site com um grupo demográfico, havia dezenas de outros lugares onde eles poderiam encontrar um público. Essa vontade de fazer o que parecia ser certo tornou os jogos Flash online extremamente diversificados.
De quebra-cabeças e jogos de tiro a jogos Flash simples para vários jogadores, tudo era possível. No final da década, a ascensão das plataformas de mídia social que suportavam jogos Flash deu aos desenvolvedores acesso a milhões de jogadores em potencial e uma enorme base de receita. Isso tornou o Flash uma opção lucrativa e encorajou as empresas a fazerem jogos com mais profundidade, levando ao aumento de jogos Flash hardcore para vários jogadores com um modelo gratuito.
2010: Steve Jobs da Apple escreveu uma carta explicando por que os jogos Flash não eram permitidos em sua plataforma. Ele achava que os jogos de navegador eram ótimos para desktops, mas não para celulares. A interface de toque não combinava com eles e um jogo Flash simples poderia esgotar a bateria de um iPhone, de acordo com Jobs.
Esta foi a sentença de morte para o Flash. À medida que a Apple cresceu e os jogos para celular ganharam estatura, a incompatibilidade do iPhone com os jogos Flash significa que eles tiveram menos influência do que antes.
2012: a ascensão do iPhone e a diversificação da internet significaram que os sites tiveram que oferecer suporte a uma gama muito mais ampla de dispositivos. O jogo Flash não era compatível com todo o espectro de dispositivos. Isso significa que a tecnologia começou a perder seu apelo entre os desenvolvedores e, por sua vez, os jogadores.
2013-2020: há menos burburinho em torno dos jogos Flash do que antes, mas a qualidade do conteúdo dentro do gênero continuou a melhorar. Até mesmo um típico jogo Flash gratuito podia ser algo fantástico. Conexões mais rápidas com a Internet permitiram que os desenvolvedores criassem jogos Flash de multijogador e ricos em recursos, com gráficos que podem rivalizar com qualquer outra plataforma.
O Flash foi descrito por alguns como a “cena alternativa original” nos jogos. No entanto, a influência do jogos Flash é muito maior. De muitas maneiras, os jogos Flash deram origem ao gênero de defesa de torre e muitas das mecânicas de jogo que vemos nos principais jogos para celular de hoje foram popularizadas com essa tecnologia.
Mesmo quando a Adobe desativar o suporte a Flash, os jogos que saíram dessa tecnologia continuarão vivos. Não são apenas os desenvolvedores que estão fazendo sua parte para transportar os jogos originais: centenas de fãs do Flash uniram forças sob a iniciativa Flashpoint, contribuindo para o que é efetivamente um esforço de arquivamento de crowdsourcing.
As opções que os desenvolvedores têm para seguir em frente vão desde a criação de seus próprios lançadores de jogos até a portabilidade dos jogos para HTML5, ou até mesmo colocar os jogos offline para remover potenciais riscos de segurança. O importante é saber que os melhores jogos Flash provavelmente ainda existirão por muito tempo.
É difícil entender as contribuições do Flash para os jogos e porque ele é tão popular. Ainda assim, descobrimos alguns motivos pelos quais muitos jogos Flash são tão bons:
Existe um jogo Flash divertido baseado em navegador para cada pessoa. Independentemente dos seus gostos e interesses, existem milhares, senão milhões, de jogos Flash para experimentar. De jogos de luta e aventura até quebra-cabeças e muito mais, sempre haverá um jogo Flash para você. Então, se você está procurando entretenimento facilmente acessível, aproveite para conhecer um bom jogo Flash online hoje mesmo.